Controle da Mente, Domínio da Alma


Por Helcio de Carvalho

O Método Silva de Controle Mental começou a ser desenvolvido há quase 60 anos, e é mundialmente reconhecido pela sua eficácia no desenvolvimento mental e espiritual do ser humano.

Uma pessoa está sentada em uma cadeira confortável, com os olhos fechados. Ela respira profundamente três vezes. Quem a observa não pode saber que, durante a primeira exalação, ela imagina o número 3, três vezes; na segunda, o número 2, três vezes; na terceira, o número 1, três vezes, visualizando uma cena profundamente curativa.
Se fosse possível enxergar a mente dessa pessoa sentada na cadeira, poderíamos ver que ela se imagina esfregando um bálsamo no braço direito, no local onde está sentindo dores, e visualizando o membro em estado perfeito. Segundos depois, o trabalho mental está terminado e os olhos se abrem. Em poucas horas, a pessoa estará pronta para realizar movimentos bruscos e carregar peso com o braço sem sentir qualquer incômodo.
Esse é um dos inúmeros exemplos do que as técnicas desenvolvidas por José Silva — um americano, filho de imigrantes mexicanos, que começou a desenvolver um método para utilizar a mente humana de forma dinâmica e inovadora. Seus estudos deram origem a uma nova ciência, batizada de psicorientologia, que acabou difundida mundialmente com o nome de Silva Mind Control, ou Método Silva de Controle Mental.
Segundo José Silva, a descoberta de que a inteligência humana pode funcionar de modo consciente nas freqüências cerebrais alfa e teta entraria para a história como uma das maiores descobertas do homem no campo da mente. E foi o que aconteceu. Estudos científicos sobre o assunto têm demonstrado cada vez mais que as ondas cerebrais alfa se relacionam à tranqüilidade, repouso, inspiração, criatividade, cura acelerada, concentração, aprendizagem, memória e percepção extra-sensorial. Já as ondas teta exprimem níveis mais profundos de meditação e concentração, além de uma capacidade maior de aprendizagem e memória.
O objetivo do Método Silva é ensinar as pessoas a conseguirem, em poucas horas de exercício mental, funcionar conscientemente nessas freqüências cerebrais mais baixas, podendo obter um tipo de sensação e informação que independem dos cinco sentidos físicos. Em seus cursos e palestras, José Silva sempre afirmou que o mundo chama isso de percepção extra-sensorial — fenômeno que ele rebatizou de comunicação subjetiva — e que seu desenvolvimento deverá dar início à segunda fase da evolução humana.

Aprendendo com as Crianças
As pesquisas referentes ao Silva Mind Control tiveram início em 1944, na cidade de Laredo, Texas. O objetivo inicial de José Silva era estudar como o treinamento mental poderia afetar o quociente de Inteligência das crianças. Ele não aceitava a idéia de que o grau de Q.I. nunca podia variar mais de cinco pontos para cima ou para baixo, pois a inteligência era medida de acordo com a capacidade do indivíduo em solucionar problemas, ignorando que bloqueios emocionais, nervosismo ou a ansiedade de atingir determinados padrões podiam dificultar a resolução dos testes.
Silva decidiu trabalhar com crianças que tinham dificuldade de aprendizagem, e por uma razão simples: os sentimentos, desejos e problemas afloram facilmente na criança, uma vez que ela ainda não aprendeu os padrões sociais que limitam o adulto. Assim, numa atmosfera de confiança, o pesquisador foi ajudando seus alunos a vencer barreiras como medos e conceitos negativos. Por meio de um relaxamento, suas tensões eram aliviadas e o sistema nervoso ficava livre para agir. Como resultado, eles passaram a ampliar consideravelmente a capacidade de aprendizagem.
Silva tinha quatro principais objetivos em seu programa de treinamento: eliminar as distrações durante o estudo; reforçar bons hábitos de estudo; ensinar a imprimir informações de forma mais efetiva no cérebro; e ensinar as chaves da autoprogramação. No entanto, depois de certo tempo, um padrão diferente começou a surgir entre seus pupilos: as crianças respondiam perguntas que ainda não tinham sido formuladas. Isso passou a acontecer com tanta freqüência que não podia mais ser uma simples casualidade. Elas estavam tendo acesso a um meio de conhecimento que ultrapassava a percepção comum. Estavam se tornando sensitivas.
Essa surpreendente virada nos acontecimentos redirecionou o objetivo das pesquisas, e Silva começou a desenvolver meios para aumentar esse novo tipo de percepção, não apenas nas crianças, mas em adultos também. As experiências deram origem a um tipo de treinamento denominado Silva Mind Control, e hoje está cientificamente comprovado que um grupo de pessoas, com 30 a 40 horas de curso, pode aprender a funcionar em freqüências cerebrais mais baixas, mais estáveis, mais saudáveis e energéticas. Não apenas isso, essas pessoas podem se tornar capazes de perceber informações impressas no cérebro de outras pessoas, a distância.

O Método
O Método Silva estabelece uma distinção entre cérebro e mente, e baseia-se na compreensão de que idéia não é sinônimo de estado cerebral. O cérebro recebe mensagens da mente como um computador recebe determinada programação, e assim como um computador segue as diretrizes que lhe são fornecidas. O que o Método Silva faz é ensinar o praticante a programar seu “computador” utilizando a imaginação. Desta maneira, as idéias construtivas que são concebidas e aprovadas pela mente acabam facilmente imprimidas na massa encefálica.
Em linhas gerais, pode-se dizer que o Método Silva consiste na inteligência humana controlando propositadamente as freqüências cerebrais e a percepção mental — ou seja, a atividade do complexo mente-cérebro passa a atuar sob o comando da pessoa, trabalhando para produzir certos níveis de percepção. Com isso, o praticante aprende a fazer uso de cada nível mental para um fim específico, principalmente as freqüências abaixo de beta.
O resultado, segundo alunos e pesquisadores, é fenomenal.
Entendendo a plenitude da existência humana como uma perfeita integração entre corpo, mente e espírito, José Silva explicava que as realizações externas são de grande importância para uma existência bem sucedida. No entanto, enquanto determinadas conquistas favorecem o desenvolvimento do eu exterior, elas se mostram insuficientes para o Eu interno. Certas condições e sentimentos podem abalar a paz e o equilíbrio, mesmo em uma vida plena de realizações externas. As técnicas do Método Silva visam eliminar justamente esses problemas de forma prática e efetiva.
José Silva faleceu em fevereiro de 1999, aos 84 anos, deixando um legado que continua beneficiando milhões de pessoas em 72 continentes. Seu exemplo de vida e a mensagem prática que ele deixou até hoje servem como indicadores de rota para alunos e instrutores: você não precisa viver uma vida infeliz; você não precisa ter saúda frágil; a saúde e o sucesso representam seu estado natural; é seu direito ter uma vida plena e saudável até o último dia de sua existência.

[Box]
Programação Inicial
Para ter uma idéia de como funciona a programação ensinada pelo Método Silva, faça o seguinte exercício:
1. Sente-se em uma cadeira confortável e feche os olhos.
2. Inale profundamente e, enquanto estiver exalando o ar, relaxe o corpo.
3. Conte lentamente de 100 até 1.
4. Enquanto faz isso, imagine um lugar lindo e tranqüilo que você conhece.
5. Terminada a contagem, diga mentalmente que você irá contar de 1 até 5 e, quando finalizar, estará se sentido desperto e muito melhor do que antes. Quando a contagem chegar ao número 3, repita a mesma frase. Chegando ao 5, abra os olhos e afirma de novo, “Estou desperto e me sentindo muito melhor do que antes”.

Para Saber Mais:
O Método Silva de Controle Mental - José Silva e Philip Miele (Ed. Nova Era. Fone: (21) 585-2000)
O Método Silva de Controle Mental Para Mudar Sua Vida - José Silva e Burt Goldman (Ed. Nova Era)

Fonte: http://www.revistasextosentido.net/news/controle-da-mente-dominio-da-alma/

Nenhum comentário: